Edição n.15 da Revista Espírito Livre!

|


CMS. Esse é um assunto que divide opiniões por diversos motivos. Talvez o mais evidente talvez seja que muitos desenvolvedores que gostam de construir seus projetos “na unha” consideram que o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo previamente construído é desnecessário ou que seu uso trás “efeitos colaterais”.

Rafael Silva, criador do site Drupal Brasil, que em sua matéria traz motivos bastante convincentes quanto ao uso do Drupal.
Rafael Leal traz um questionamento pertinente no título de sua matéria: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho?

Rodrigo Carvalho fala sobre como ter um media center movido a Linux, e para isso apresenta diversas soluções neste sentido. André Noel nos traz uma matéria intitulada “Ubuntu para todos nós!”, onde fala sobre Ubuntu, a história desta distribuição GNU/Linux e sua relação com o significado real da palavra “Ubuntu”. Kemel Zaidan faz uma reflexão bastante profunda sobre o termo “software livre”. Wilkens Lenon aprofunda no conceito software livre, mostrando suas raízes, suas origens.

Nosso colunista Cezar Taurion fala sobre como contribuir para o Kernel Linux.
Klaibson Ribeiro traz uma dica que deve ser interessante para muita gente que trabalha em escritórios e precisa de fazer o papel timbrado da empresa.

Tamanho:8.8MB
Idioma:PT-BR
Formato:PDF
Hospedagem:Link Direto


Convertendo vídeos no formato ogv para avi no Mandriva Linux.

|

Estou em fase de teste com o RecordMyDesktop para colocar algumas vídeos aulas no blog.A intenção é facilitar mais ainda sobre o Mandriva Linux,instalação de alguns softwares,mídias...etc.O software está disponivel na Distro Mandriva,basta instalar pelo MCC ou usando o terminal como root de o comando:
urpmi recordmydesktop
Seu uso é muito simples de fácil entendimento,os únicos problemas são que o formato de video gravado é .ogv.Se você fazer upload desse arquivo para sites de vídeos streaming (Youtube/Google vídeo...)irá se decepcionar,para resolver esse problema você pode converter o arquivo .ogv para .avi ou outros formato através do mencoder usando o DeVeDe.O outro problema é que o RecordMyDesktop não permite dar zoom talvez seja possível fazer isso usando os efeitos do compiz.De qualquer forma clique no botão full screen mude também a resolução para um modo que te atenda melhor,720p HD é uma boa pedida mas depende muito da velocidade da sua internet para ver os vídeos dessa maneira no Youtube.
Bom feito sua vídeo aula converta o formato .ogv para .avi usando o DeVeDe como no ex:abaixo.


URL invertidas em sites de Downloads (Atualizado)

|


Bem a intenção aqui é só para se divertir nada mais.
Geralmente não posto essas dicas mas acho uma sacanagem de certos sites que invertem a URL só para forçar o leigo a cadastrarem seu celular.
Para resolver isso é muito simples,veja um ex: de URL invertida no final do Browser na imagem abaixo.

Clique na imagens para ampliar

Muito chato isso não?Mas tudo bem vamos dar um baile no cidadão esperto!O exemplo a ser dado aqui se aplica com os navegadores Firefox ou Chrome.Na página aonde se encontra para fazer o tal cadastro tecle CTRL+U isso fará que seja exibido o código fonte da página.O próximo passo é achar o link do servidor da maneira correta no caso aqui o arquivo que vou apenas testar esta hospedado no Megaupload para isso tecle CTRL+F isso fára que seja exibido o campo de pesquisa.No campo de pesquisa apenas digite megaupload

Veja um ex:abaixo.

Pronto esta ai o link é o mesmo que apareceu no começo invertido apenas clique nele ou copie o link e cole no seu gerenciador de Downloads favorito.
Obs:Caso o link continue aparecendo de maneira invertida isso quer dizer que o script é mais ou menos bom nesse caso tem uma macro feito em Excel de autor desconhecido que funciona perfeitamente no BrOffice.Lembrando seu uso é de total responsabilidade sua não irei responder nada a respeito dessa macro apenas testei.Segue o link da macro:

A uma outra solução mais rápida o site revert link

www.revertlink.com/

Agora os espertos estão digamos a grosso modo camuflando as urls...nada adianta aqui a gente mata qualquer script...

No exemplo abaixo note o link camuflado:

(Clique nas imagens para ampliar)

Depois de ver o código fonte do protetor de link CTRL+U usando Chrome ou Firefox como já vimos acima,procurei o link original como podem ver no exemplo acima,se clicarmos nesse link damos de cara com o link original mas note que o script ainda embaralha o link,veja na imagem abaixo:

Chegando aqui é simples mais uma vez CTRL+U para ver o código fonte e pronto a url do link original irá aparecer,veja no ex:abaixo.

Não adianta a pessoa pode até dificultar mas é fácil achar o caminho.

Instalando Antenna 1.4.4 no Mandriva Linux

|


Ouça rádios on-line do mundo todo em um só programa com uma boa qualidade de áudio em seu Mandriva Linux!Troque idéias pelo chat com outros user ao redor do mundo e grave seus sons em mp3 de um jeito fácil!
O software é muito fácil de se instalar os unicos requerimentos é ter no mínimo uma internet razoável eo Adobe Air instalado em seu Mandriva,para isso acesse o site oficial da Adobe:http://www.adobe.com/br/ e instale a versão rpm do Adobe Air.
Veja um ex:na imagem abaixo:

Clique nas imagens para ampliar

Note que é um pacote para sistemas de 32bits.Baixado o pacote adobeair.i386.rpm apenas de dois cliques nele irá aparecer o instalador do pacote rpm clique em instalar como no ex:abaixo:

Em seguida irá ser pedido a senha root so sistema para que o Adobe Air seja instalado digite a senha e clique em ok.Note que uma janela informando que o programa contém assinatura errada irá aparecer apenas ignore o erro e continue a sua instalação clicando em sim ex: abaixo.

Aguarde até que o software seja instalado corretamente,o proximo passo agora é baixar o software Antenna 1.4.4 direto do site oficial:

http://bcdef.org/antenna/

Estando no site você tem duas opções para instalar o programa,a primeira opção é clicando na figura Install Now e a segunda é baixando o arquivo clicando no link Antenna installer file,no meu caso usei a segunda opção cliquei no link e baixei o arquivo como no ex:abaixo.

Bem com o pacote Antenna_v1.4.4.air baixado apenas de dois cliques para que o software comece a ser instalado.Note que um aviso de alerta irá aparecer.
No primeiro aviso o Editor esta desconhecido.O segundo aviso pode apenas assustar já que o software precisa ser instalado no sistema no diretório Opt (lembrando que você pode optar por outro diretório que bem entender na proxima janela que aparecer) e vai usar sua internet para fazer as varreduras das rádios on-lines.Clique em instalar como no ex:abaixo.

Na proxima janela como tinha dito você pode escolher outro diretório para instalar o software a unica coisa que não funcionou foi o atalho a ser criado na área de trabalho mas isso é o de menos prefiro as coisas no menu K assim meu Desktop fica clear como eu sempre desejo que fique.Clique em continuar para prosseguir com a instalação do software ex:abaixo.

Mais uma vez será requerida a senha root do sistema para que o software seja instalado.Note que se você clicar em ignorar a instalação sera cancelada portanto de a senha root e clique em ok ex:abaixo.

Pronto aguarde a instalação do Antenna ser concluída o resultado é esse como na imagem abaixo:

Algumas rádios dependendo do fuso horário estarão em off ou simplesmente não funcionam mas a maioria ruleia!Agora é aquela velha história o atalho...
Se você não sabe como fazer Clique Aqui e saiba como.
Bem o ícone para o atalho se encontra no diretório:Raiz/opt/Antenna/Antenna/share aqui você encontra o ícone prelimbadge.png é isso mesmo não errei tem dois diretório nomeados de Antenna pode ir lá que vocês irão encontrar o ícone isso claro se você instalou o software na pasta padrão no diretório opt.
Já o executável esta no diretório:Raiz/opt/Antenna/Antenna/bin/ aqui você encontra com o executável nomeado como Antenna.
É isso pessoal!

Instalando LimeWire no Mandriva Linux

|


A primeira coisa a se fazer antes de instalar o LimeWire desinstale o Java OpenJDK e instale o Java da Sun JRE saiba como e porque

Clicando Aqui

Com o Java da Sun instalado em seu Mandriva Linux navegue até o site oficial do LimeWire e clique em LimeWire Basic como na imagem abaixo:

Clique nas imagens para ampliar

Note que ao clicar em LimeWire Basic o gerenciador de downloads do seu navegador irá aparecer informando sobre um pacote .deb.Cancele essa
operação pois o pacote .deb não ira servir para o Mandriva.O pacote que interessa para seu Mandriva é o .zip que sera encontrado clicando em release ou release notes como na imagem abaixo:

Ao clicar em release ou release notes seu navegador exibira um outra pagina clique em Other System e baixe o pacote .zip como na imagem abaixo:

Feito isso o resto é moleza apenas extraia o pacote dando um clique com o botão direito e use a opção:Extrair arquivo aqui,detectar automaticamente a subpasta.Pronto você pode usar o LimeWire apenas clicando no executável runLime.sh mas se quiser deixar o software instalado de uma maneira mais elegante siga essas dicas:
Primeiro passo é mover a pasta LimeWire que foi extraida do pacote .zip para o seguinte diretório:usr/lib64 que fica na raiz do sistema.Para isso temos que ter privilégios de root.No menu do KDE clique em executar comando ou pressione ALT+F2 em seguida digite: kdesu dolphin /root digite a senha root do sistema e clique em ok.Se for Gnome gksu nautilus /root.Ex na imagem abaixo:

Agora é só fazer o seu atalho para o menu K.Se você usa KDE e não sabe como fazer isso Clique Aqui e saiba como.Nesse link tem a imagem para o ícone http://i50.tinypic.com/10rs56d.jpg salve a imagem edite se quiser e mova ou copie para o diretório:usr/lib64/LimeWire já o comando para executar o LimeWire é runLime.sh

Instalar xVideoServiceThief 2.4 no Mandriva Linux

|


Baixe seus vídeos favoritos em mais de 40 sites, como YouTube ou Google Video,etc... Diretamente para seu PC!.
xVideoServiceThief é uma alternativa interessante para os usuários e fãs de vídeos do YouTube, Google Vídeo, DailyMotion e outros. Com ele você pode baixar todos os seus vídeos favoritos, disponíveis na rede, diretamente para o seu computador, de maneira simples. Assim, você pode ter sempre a seu dispor os clipes das bandas que mais gosta, não dependendo de conexão de internet para assistir a todos eles.Além disso você pode bloquear sites de conteúdo adultos adicionando uma senha.
Baixe seus vídeos e converta para os diversos formatos:
AVI, WMV, MPEG1, MPEG2, MP4, 3GP e MP3,Apple Ipod,Sony PSP.

Clique nas imagens para ampliar

Clique nesse link para ir até o site oficial http://xviservicethief.sourceforge.net/index.php?action=home
clique na guia Downloads em seguida clique na opção Browse All files
como na imagem abaixo:

Note seu navegador irá ser redirecionado para o site sourceforge.net
Clique na seta ao lado da ultima versão 2.4 e baixe uns desses arquivos:


xvst_2_4_linux_dynamic é o arquivo mais fácil para instalar o programa,com o ponteiro do mouse em cima do arquivo xvst_2_4_linux_dynamic basta você dar um clique com o botão direito do mouse abrir as propriedades em seguida clicar na guia Permissões e torna-lo executável em seguida no botão ok como na figura abaixo:

Pronto esta feito é só clicar nesse executável que o xVideoServiceThief 2.4 irá abrir e estará quase pronto para ser usado.Porque quase?Bem irei falar sobre isso mais adiante...A outra maneira de instalar o xVideoServiceThief 2.4 em seu Mandriva Linux é baixando o pacote xVST_2_4-linux-dynamic.tar.gz essa é a maneira que instalei aqui em meu sistema...Calma não precisa compilar nadinha apenas baixe o arquivo xVST_2_4-linux-dynamic.tar.gz.Clique com o botão direito do mouse em cima do pacote xVST_2_4-linux-dynamic.tar.gz e escolha a opção:Extrair arquivos aqui,detectar automaticamente a subpasta ou se Feito a extração do pacote note que uma pasta foi criada com o seguinte nome:xVST e dentro dessa pasta esta o arquivo Install.sh apenas de dois cliques nele antes de mais nada...note que não irá acontecer nada por enquanto...agora vamos move-la agora para o seguinte diretório:Opt que se encontra na raiz do sistema,para fazer isso precisamos de permissão de super usuário "root" para isso:
No menu do KDE clique em executar comando ou pressione ALT+F2 em seguida digite: kdesu dolphin /root digite a senha root do sistema e clique em ok.Se for Gnome gksu nautilus /root.Mova a pasta xVST para o diretório Opt.Ex: na imagem abaixo:

Pronto agora só falta 2 detalhes...O primeiro é instalar o pacote ffmpeg sem esse pacote o software xVideoServiceThief 2.4 não irá converter seus vídeos para outros formatos.Para instalar o pacote ffmpeg tenha as mídias PLF instaladas em seu Mandriva Linux.Ex:abaixo.

O ultimo detalhe é simples fazer o atalho para o menu K,note que o pacote não contem ícones,mas sem problemas faça uma busca no google imagens procure por: xVideoServiceThief e copie ou mova a imagem escolhida para o diretório Opt/xVST ,já o comando para executar o xVideoServiceThief é xvst que esta dentro da pasta do mesmo nome.
Se você não sabe como fazer o atalho Clique Aqui e saiba como.

Revista BrOffice.org Edição 12

|


Já está disponível para download gratuito, a edição número 12 sa revista BrOffice. E já na matéria de capa você poderá conhecer a Escola do Futuro, instituição paulista que atua na formação de monitores que trabalham em espaços de inclusão digital. Trata-se de mais um caso em que a adoção da suíte de escritório, que pode ser instalada sem custos de licença por usuários domésticos e grandes empresas, permite que a população tenha acesso à inclusão social por meio da Tecnologia da Informação...

Tamanho:10.9MB
Idioma:PT-BR
Formato:PDF
Hospedagem:Link Direto



Revista Espírito Livre Ed:14

|



A edição deste mês de maio traz em sua capa o tema amplamente difundido, confundido e polêmico: P2P.Batemos um papo com Carlos Eduardo do Val, autor do livro Ubuntu – Guia do Iniciante, já mencionado por aqui.Ele nos fala como teve a ideia de escrever o livro, suas motivações, entre outros. Também conversamos com Salsaman, figura conhecida já no cenário nacional/internacional por diversos motivos, entre eles ajudar no desenvolvimento do editor de vídeo LiVES. Krix Apolinário apresenta aos leitores um dia tranquilo na vida de uma sysadmin, algo meio difícil de imaginar! Edgard Arthur Michel fala de seu projeto, o CrowdLabore que reune Crowdsourcing e Colaboração. Wilkens Lenon levanta uma questão interessante sobre o software livre como paradigma da liberdade da rede enquanto Ricardo Martiniano fala do recente protesto de comunidades Linux no Orkut. Miguel Koren apresenta o OpenBravo, uma solução bastante eficiente de ERP para empresas. Igor Morgado descreve um processo interessante para backups no Ubuntu, situação que rotineiramente nos envolve. Conversamos ainda com David LeDuc, da ODF Alliance, que expõe muito bem estes 5 primeiros anos de ODF, um formato aberto para documentos.

Tamaho:14.5MB
Idioma:PT-BR
Formato:PDF
Hospedagem:Link Direto


 

©2009 Mandrivahacks | Template Blue by Snakebyte